Incefra 1971
Nossa história

Valdemar Fragnani, começou a produzir telhas cerâmicas em Cordeirópolis, interior de São Paulo.

Incefra 1983
Nossa história

O mentor Valdemar, inaugurou a produção de telhas cerâmicas esmaltadas, uma das primeiras produções no país.

Incefra 1986
Nossa história

A indústria passou a se chamar Incefra (Indústria Cerâmica Fragnani Ltda).

Incefra 1989
Nossa história

Começo da fabricação de pisos cerâmicos. Produção de 1.800.000 m²/ano.

Incefra 1998
Nossa história

1ª indústria cerâmica a receber o Certificado de Conformidade do Produto (ISO 13.818) e Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001).

Incefra 1999
Nossa história

Incefra consolida-se como uma das maiores indústrias cerâmicas do Brasil. Produção de 16 milhões de m²/ano.

Incefra 2000
Nossa história

Incefra torna-se uma grande exportadora de pisos cerâmicos com processo via seca.

Incefra 2004
Nossa história

Inauguração da unidade Incenor em Dias d’Ávila/Bahia com processo via seca.

Incefra 2005
Nossa história

Criação da marca Grupo Incefra.

Incefra 2006
Nossa história

Lançamento In Out Porcelanatos.

Incefra 2006
Nossa história

Falecimento do fundador Valdemar Fragnani.

Incefra 2007
Nossa história

Inauguração da unidade Tecnogres, na Bahia, com produção de via úmida.

Incefra 2010
Nossa história

Inauguração de duas linhas novas com inspeções visuais através de máquinas Qualitrons.

Incefra 2011
Nossa história

Grupo Incefra é consolidado como o 10º maior produtor de pisos e revestimentos cerâmicos do mundo.

Incefra 2012
Nossa história

Inauguração da linha HD - decoração 100% digital.

Incefra 2013
Nossa história

Inauguração de grandes formatos na Incenor.

Grupo Incefra é o 5º maior produtor cerâmico do mundo.

Incefra 2014
Nossa história

Lançamento da linha sazonal Neymar Jr. em comemoração à Copa do Mundo.

Incefra 2015
Nossa história

Grupo Incefra destaca-se em relação a produção mundial de placas cerâmicas. Está entre os 5 maiores produtores mundiais e 1º do Brasil, segundo dados da revista Ceramic World Review.

Incefra 2016
Nossa história

Renovação da identidade visual, em comemoração aos 45 anos de Incefra. Grupo Incefra passa a se chamar Grupo Fragnani.

Incefra 2017
Nossa história

Grupo Fragnani atinge a marca de 6.500.000 m²/mês de capacidade instalada.

Incefra 2018
Nossa história

Grupo Fragnani é considerado a 883ª maior empresa do Brasil, segundo dados da revista Valor 1.000, publicada pelo jornal Valor Econômico.

Missão


Desenvolver, produzir e comercializar pisos cerâmicos e porcelanatos esmaltados para o mercado nacional e internacional com qualidade, visando satisfazer as expectativas dos públicos envolvidos com serviço especializado.

Visão


Ser reconhecida como a empresa de melhor qualidade na fabricação via seca do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, constituindo uma nova linha de produção de porcelanatos com valor agregado.

Valores


  • Ética;
  • Transparência;
  • Melhoria contínua dos processos;
  • Parceria com fornecedores;
  • Responsabilidade social e ambiental;
  • Respeito nas relações humanas;
  • Profissionalismo;
  • Bom atendimento e respeito aos clientes;
  • Colaboração e trabalho em equipe;
  • Comprometimento;
  • Foco em resultados;

Prêmios

Valor 1000 - 2018

Valor 1000 - 2018

A prestigiada edição 2018 da Revista Valor 1000 - do jornal Valor Econômico - publicou a nova colocação do Grupo Fragnani, o qual conquistou mais 37 posições no ranking das 1.000 maiores empresas e está na 883ª colocação.


Selo Verde - 2018

Selo Verde - 2018

Pelo quarto ano consecutivo, a Incefra é prestigiada com o “Selo Verde”. O Certificado de Destaque Ambiental tem como objetivo reconhecer, estimular e certificar as empresas que tem o compromisso com as boas práticas socioambientais através da difusão de exemplos que tenham como princípio a sustentabilidade, a justiça social e o respeito à vida. O prêmio foi concebido por meio do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, depois de uma pesquisa realizada junto ao Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, CONAMA, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Prefeitura.


5º Prêmio Nacional Aspacer de Design - 2017

5º Prêmio Nacional Aspacer de Design - 2017

O Grupo Fragnani foi contemplado com o 1º lugar na categoria “Porcelanatos” no 5º Prêmio Nacional Aspacer de Design. O produto ganhador foi um produto que simula um quadro negro, o qual pode ser aplicado nas paredes internas de casas, restaurantes, escritórios e até escolas. Ele é fabricado no formato 56cm x 56cm. Sua superfície pode receber giz líquido e escolar e caneta marcador à base d’água.


Top Of Mind - 2016

Top Of Mind - 2016

O Grupo Fragnani foi indicado - pela Revista Revenda – em 1º lugar no Top Of Mind da região Nordeste e está entre as 10 marcas mais lembradas nacionalmente no segmento de revestimentos cerâmicos.

A Quinta Essência Pesquisas & Inteligência de Mercado apurou, junto ao canal Revenda, o recall das marcas mais lembradas no setor de material de construção em todo o país.


Selo Verde - 2015

Selo Verde - 2015

A empresa recebeu a adorável notícia da premiação Destaque Preservação Ambiental. O prêmio foi concebido por meio do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, depois de uma pesquisa realizada junto ao Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, CONAMA, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Prefeitura. Foram 1.000 empresas brasileiras reconhecidas que adquiriram o Selo Verde.


Ceramic World Review - 2015

Ceramic World Review - 2015

A revista Ceramic World Review divulgou o ranking das maiores indústrias cerâmicas produtoras do mundo, elaborado pelo Departamento de Pesquisa da Acimac. O Grupo Fragnani destacou-se como o maior produtor de pisos e revestimentos crâmicos da América Latina e o 5º maior do mundo.


Valor 1000 - 2015

Valor 1000 - 2015

A prestigiada edição 2015 da Revista Valor 1000 - do jornal Valor Econômico - publicou a nova colocação do Grupo Fragnani, o qual conquistou mais 29 posições no ranking das 1.000 maiores empresas e está na 884ª colocação Destacando-se nos segmentos de materiais de construção, está entre as primeiras em alguns indicadores, tais como, 4º lugar em giro do ativo e 4º lugar em rentabilidade.


Ceramic World Review - 2014

Ceramic World Review - 2014

O Grupo foi indicado como o 5º maior produtor de revestimentos cerâmicos do mundo e 1º do Brasil pela Ceramic World Review, revista conhecida mundialmente no mercado.


Valor 1000 - 2014

Valor 1000 - 2014

O Grupo Fragnani alcançou mais 36 posições no ranking da revista Valor 1000 - do jornal Valor Econômico – passando para o 913º lugar. Destacando-se nos segmentos de materiais de construção está entre as primeiras em alguns indicadores, tais como, 4º lugar em giro do ativo e 6º lugar em rentabilidade e 6ºlugar em crescimento sustentável.

Entre as indústrias cerâmicas com matriz em São Paulo, o Grupo foi o único citado.


1º Prêmio Nacional Aspacer de Design - 2013

1º Prêmio Nacional Aspacer de Design - 2013

O Grupo Fragnani ganhou o 1º Prêmio Nacional Aspacer de Design na categoria de “Complementos e Peças Especiais”, representado pela Incefra e Menção Honrosa na categoria “Via Seca”, representado pela Incenor. Foram mais de 20 inscritos nas seguintes categorias: fabricantes de via seca; porcelanato e atomizados; pastilhas e peças especiais.


Valor 1000 - 2013

Valor 1000 - 2013

O Grupo Fragnani foi listado após a avaliação de um painel completo de indicadores feito pela Revista Valor 1000 com parceria do Serasa Experian e da Fundação Getúlio Vargas. A empresa conquistou o 948º lugar.


Valor 1000 - 2012

Valor 1000 - 2012

O Jornal Valor Econômico lançou a Revista Valor 1000, a qual divulga o ranking das 1.000 maiores empresas do Brasil referente ao exercício de 2011. A revista lista as empresas campeãs de 28 setores em todas as regiões do Brasil.

A Fragnani Empreendimentos e Participações (Grupo Fragnani) conquistou o 886º lugar, mérito do desempenho das três empresas que compõem o grupo: Incefra, Incenor e Tecnogres.


Mundo Cerâmico - 2011

Mundo Cerâmico - 2011

Prêmio Mundo Cerâmico elegeu a Grupo Fragnani como a Empresa do Ano. A revista concede a premiação após pesquisa, em votação espontânea, com todos os leitores da Mundo Cerâmico e Tile Brasil, as quais possuem publicações nacionais especializadas no setor cerâmico.


1º Prêmio Aspacer de Design - 2010

1º Prêmio Aspacer de Design - 2010

A Indústria Cerâmica Fragnani ganhou o 1º Prêmio Aspacer de Design que reuniu 20 dos melhores profissionais dos setores de criação e desenvolvimento das cerâmicas associadas. O corpo de jurados foi composto por profissionais renomados de diversas áreas, os quais avaliaram com base nos critérios: originalidade, impacto visual, apresentação e acabamento, criatividade, memorial descritivo, tendência e inovação, além de potencial comercial e industrial.


Ceramic World Review - 2009

Ceramic World Review - 2009

A Ceramic World Review, umas das revistas mais conceituadas do setor no mercado mundial, elegeu o Grupo Fragnani como o 12º maior produtor de revestimentos cerâmicos do mundo e maior do Brasil.


Responsabilidade
Socioambiental

Ambiental

Desde a sua fundação, a Incefra possui uma profunda responsabilidade com o Meio Ambiente, estando sempre em busca de um futuro sustentável. Para isso, a empresa atua com equipamentos adequados e medidas preventivas, tais como:

Equipamentos de Controle Poluição (ECP)

O ECP possui 4 filtros depuradores de gases interligados aos fornos monoqueima, equipamentos que filtram e diminuem drasticamente a emissão de gases ao ambiente.

Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)

A ETE é uma estação de tratamento com alto nível de automação e controle de poluentes. Uma bateria de filtros de última geração garante todos os parâmetros de qualidade da água, a qual é 100% reutilizada na fábrica. São 120 mil litros de água reaproveitada por dia, porém a capacidade de reutilização é de 320 mil litros/dia.

Sistema de Recuperação de Calor

Interligado dos fornos ao secador, o Sistema recupera a caloria dos fornos e transfere aos secadores, diminuindo o consumo de gás natural e energia elétrica.

Sistema de Exaustão

São filtros mangas interligados nas fontes geradoras. O Sistema consiste na filtragem de aproximadamente 99% dos materiais em suspensão no ambiente.

Lago artificial criado após a lavra (de onde a Mineradora Água Branca extraiu a matéria prima).

O lago foi criado visando a recuperação ambiental (fauna e flora), sendo assim, conta com várias espécies de peixes, aves, árvores, entre outros.

1ª lavra licenciada pelos órgãos ambientais (DNPM e CETESB)

Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal

Aproximadamente 17 alqueires de terra destinados a preservação da fauna e flora, contando com mais de 20.000 árvores nativas de diversas espécies.

Áreas de Secagem

São aproximadamente 500 mil metros quadrados de área para secagem das matérias primas, toda cercada por cinturões verdes com três espécies de árvores, sendo 2 de porte maior e 1 de porte menor, com a finalidade de evitar a propagação de materiais particulados fora da área.

Somos a primeira indústria a dispor de um sistema de tratamento de águas pluviais, com 2 tanques de decantação que recebem as águas. Após esse armazenamento são adicionados produtos químicos e a água sofre descarte.

Visão no futuro

O próximo passo é a construção de um tanque de monitoramento biológico, ou seja, um aquário com carpas que ficará estrategicamente colocado ao lado e receberá constantemente parte da água tratada pela nova estação. A saúde das carpas servirá de termômetro para avaliação da água tratada que, por estar livre de poluentes, poderá ser lançada na natureza sem comprometer o Meio Ambiente.

Lago Lago

Social

Um dos valores da Incefra é o compromisso com a educação, por isso, a empresa adota medidas para contribuir com esse quesito em âmbito municipal visando atingir global.

Programa de Visitas - Apostando e acreditando em um futuro promissor

A Incefra acredita que a educação é o principal pilar da vida do ser humano.

Visando um mundo melhor, a empresa contribui com orientações de colaboradores à alunos e universitários através de uma palestra e um tour na fábrica. Os ensinamentos tem o intuito de instruir e cooperar no conhecimento desses futuros profissionais.

Programa de Conscientização Ambiental – Ensinando a importância do Meio Ambiente às crianças e colaboradores

Anualmente, os filhos de colaboradores, os alunos das escolas do município e as crianças da Casa da Esperança participam de uma palestra no auditório da Incefra, sobre o Meio Ambiente e ações que a empresa possui para o mesmo. Logo após, as crianças – acompanhadas de colaboradores profissionais - plantam mudas de árvores nos arredores da Incefra e da Mineradora Água Branca.

Em 2015 a ação foi através de palestras voltadas a conscientização dos funcionários em relação ao uso da água sem desperdício e sobre atitudes no combate a dengue. Como incentivo, os colaboradores que participaram ganharam pontos no Programa de Melhorias.

IPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho

A empresa realiza anualmente a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) que tem como objetivo divulgar, orientar e promover segurança e saúde no trabalho, além de despertar atitudes e comportamentos seguros. São oferecidas atividades como palestras, jogos, treinamentos e festivais. A cada ano são escolhidos temas de acordo com as necessidades que a empresa visa ser importante para combater os acidentes. É realizada uma semana de promoção com atividades relacionadas à prevenção de acidentes no trabalho e conscientização de segurança.

Programa Menor Aprendiz – Qualificando Futuros Profissionais

A empresa oferece a oportunidade de iniciação ao trabalho aos jovens do município com idade entre 14 a 24 anos, através do Programa Menor Aprendiz.

Campanha do agasalho – Compartilhando Solidariedade

Em 2015, foi promovido uma campanha de arrecadação de agasalhos para doação ao bazar da ACORAC, instituição que ajuda pessoas com câncer. Os funcionários que colaboraram ganharam pontos no Programa de Melhorias.

Dia das crianças – Promovendo a União Familiar, o Bem Estar e a Cultura

Anualmente é realizado um evento em comemoração ao Dia das Crianças, onde a Incefra proporciona à toda família dos funcionários uma experiência única e cheia de diversão.

Em outubro de 2014, além de promover o evento para as crianças filhos de funcionários, também foi realizado uma ação em benefício a instituição Casa da Esperança, que acolhe crianças desamparadas. Vários colaboradores participaram doando brinquedos, roupas e calçados que foram entregues às crianças.

Em 2015 foi promovido um evento com o objetivo de despertar nas crianças, filhos dos funcionários, o gosto pela cultura, através de uma peça teatral: “Alice no País das Maravilhas”. O convite foi estendido também as crianças da Casa da Esperança. Além da preocupação com a cultura, a Incefra também valoriza a saúde, portanto ao final de cada sessão, foi sorteado uma bicicleta, totalizando em 3 unidades.

Social

Doação de Sangue – Unidos Por Uma Causa

A empresa incentiva a doação de sangue através do Programa de Melhorias. Neste caso, quem doar sangue para a pessoa que necessita, acumula 5 pontos.

Lacres e Tampinhas da Solidariedade – Ombro Amigo

Em 2016 a empresa começou a arrecadar lacres de alumínio e tampas PP para o projeto do LIONS CENTRO LIMEIRA. Além de contribuir para a preservação do Meio Ambiente, este projeto visa reverter o recurso financeiro arrecadado nas tampinhas para comprar cadeiras de rodas, muletas, camas hospitalares, bengalas, andadores entre outros, com intuito de doar às entidades do município de Cordeirópolis de acordo com as suas necessidades.

Além dessas ações sociais, a Incefra faz doações periódicas de cestas básicas para o Lar dos Velhinhos, APAE, ACORAC, CESAC e Casa da Esperança, todos situados no município de Cordeirópolis.

Certificados Ambientais

Ibama

Licença de Operação